quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Brevíssimas apresentações 1

Ângelo Ferreira (Cabeça-de-lista).

Residente na Freguesia da Glória, mas em trânsito para a Freguesia da Vera Cruz.

Nasceu em Angola em 1969, numa cidade que se chamava Serpa Pinto e agora se chama Menongue. Veio com os pais nos anos setenta, já depois da independência das colónias. Viveu na Barra (Concelho de Ílhavo), no antigo IOS - alguém se lembra? -, depois no Forte da Barra, na Gafanha da Encarnação e, por fim, antes de ter saído para estudar, em Aguada de Baixo (Concelho de Águeda).
Licenciado em Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro, onde foi membro do Senado, da Assembleia-Geral, Presidente da Associação Académica (cargo para o qual foi eleito três vezes consecutivas) e fundador dos Núcleos de Solidariedade, de Artes Plásticas, e de Biologia.
Foi eleito representante dos estudantes do ensino superior para o Conselho Nacional da Juventude (órgão consultivo do Governo).
Co-organizou a “I Cimeira de Jovens Timorenses e Portugueses, Timor e Portugal, uma História com Futuro” a convite do Secretário de Estado da Juventude.
Co-organizou a primeira vinda a Aveiro de D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, assim como a “Campanha de Bolsas para Timor” (que financiou estudantes da Universidade de Timor).
Fez parte da delegação portuguesa à Conferência Internacional “Livro Branco Sobre Políticas de Juventude”, em Paris, no âmbito da Presidência Francesa da União Europeia (2000).
Foi representante da Fundação das Universidades Portuguesas em Timor-Leste (de 2001 a 2004), coordenando na Universidade Nacional a criação de cursos de Ensino Superior.
Foi considerado “Cidadão do ano 2005” pela Civitas Aveiro.
Colabora com a imprensa regional há vários anos, com crónicas semanais (nomeadamente no Diário de Aveiro e Região de Águeda).
Foi membro do “Fórum UniverSal – Tertúlia Aberta” (Centro Universitário de Fé e Cultura).
É Técnico Superior na Universidade de Aveiro e mestrando em Gestão Pública (preparando a sua dissertação).

Sem comentários: