terça-feira, 6 de outubro de 2009

Algumas questões sobre desporto

Jorge Greno coloca algumas questões muito pertinentes sobre a prática desportiva em Aveiro e sobre as funções da autarquia aos candidatos à Câmara, que José Carlos Mota, dos "Amigos da Avenida", acaba de publicitar no respectivo blog e no Facebook.
O MEP não tem candidatura ao órgão executivo, mas apenas à Assembleia Municipal (a propósito, no boletim amarelo, no próximo domingo, vote MEP!). No entanto, não podíamos deixar de dar um humilde contributo.
Aqui ficam as questões e as nossas respostas:

Questões aos candidatos...

No seguimento do desafio lançado pelo Joaquim Pavão (a propósito das temáticas que os Amigosd'Avenida lançaram às candidaturas), deixo algumas (outras) perguntas que, na minha opinião, devem ser colocadas aos partidos que concorrem à CM.

1. Aveiro dispõe de um estádio municipal para a prática de futebol. Aveiro tem uma equipa de futebol profissional, o Beira-Mar.
De que forma deve ser gerido este património municipal, de modo a que sirva os fins para que foi construído?
2. Em Aveiro, a maioria das instalações desportivas são pertença dos clubes. Outras estão integradas em escolas. Muito poucas pertencem à CM ou a JF.
De que forma deverá a CM intervir de modo a:
• rentabilizar a ocupação desses espaços, proporcionando a prática desportiva aos munícipes, quer estejam ou não integrados em clubes ou associações;
• que Aveiro seja reconhecida como um exemplo na qualidade e diversidade das suas instalações desportivas;
• completar ou ajudar a completar o parque desportivo instalado no concelho para que seja possível a prática do maior número possível de modalidades desportivas e que os clubes não sejam obrigado a sair do concelho para poder manter a sua actividade.
Apoio a clubes (desporto não profissional)
3. Sabendo-se que grande parte das despesas que os clubes têm de fazer para proporcionar à comunidade a possibilidade de praticar desporto são relacionadas com a utilização e manutenção de instalações e despesas de deslocação dos seus atletas, deve a CM apoiá-los neste aspecto? De que forma?
4. Os contratos-programa com os clubes devem levar em linha de conta apenas a quantidade de praticantes ou também o mérito traduzido através de resultados?
Eventos realizados no concelho
5. Aveiro tem sido palco, nos últimos anos, de alguns eventos desportivos de âmbito nacional e internacional (Euro e Euro Sub21 de futebol, Campeonatos Nacionais de andebol, basquetebol , triatlo e natação, Volta a Portugal em Bicicleta).
Tendo em conta os milhares de pessoas que visitam Aveiro por ocasião destas provas, deve o desporto e nomeadamente o desporto praticado em espaço público, ser considerado como prioritário na promoção turística do concelho?
Jorge Greno

....

O que as candidaturas têm a dizer sobre isto?

JP/JCM

As respostas:

Embora o MEP Aveiro tenha apenas candidatura à Assembleia Municipal, e não ao órgão executivo, julgo dever dar um contributo:
1. Mais do que para os fins para os quais foi criado, deveria servir outros fins, por forma a tornar-se rentável. O mal foi pensá-lo apenas para o futebol profissional. Devia ser possível encontrar múltiplas valências para aquele espaço, que o tornasse atractivo e também ponto de passagem para além da prática desportiva e assistência a jogos de futebol. Esta estratégia teria de ser concertada com várias instituições, desportivas e outras, procurando dinamizá-lo. Só o "campo de futebol" não gerará interesse suficiente. Mas acoplando outras valências e iniciativas, nomeadamente culturais, já poderá eventualmente tornar-se rentável, e servir também melhor o futebol, desde que o Beira-Mar também faça alguma coisa para atrair pessoas.
2. A primeira coisa a fazer é identificar, com rigor, as valências existentes, as vontades em participar numa gestão colaborativa global das disponibilidades, assim como identificar as necessidades de requalificação e as zonas de carência, quer em termos das diversas modalidades, quer em termos geográficos. Procurar igualmente uma gestão multi e inter municipal, partilhando, na medida do possível, recursos de proximidade. Depois é fazer disso uma promoção nacional e internacional. As instituições aderentes poderiam ter apoios feitos através de créditos pelas horas de utilização, nº de praticantes, etc. o modelo deveria ser desenvolvido por todos os parceiros desta estratégia e desenvolvimento do desporto em Aveiro.
Os munícipes que não estejam integrados em clubes ou associações poderiam ter um cartão de munícipe que lhes desse acesso às infraestruturas, responsabilizando-os pelo uso. E devia ter um custo, ainda que controlado. Isto deveria ser bem publicitado. As escolas deviam posicionar-se, como algumas já fazem, para ganhar dinheiro com esta medida.
3. Sim, a Câmara deve apoiar os clubes na sua importante função social, pelo que devem ser definidos critérios de equidade no tratamento das instituições, que tenham em conta sobretudo o n.º de participantes. O desporto de competição, para menos pessoas, deve ter outro tratamento, mais tendente a apoiar objectivos específicos, contratualizados (por exemplo: conquistar tantas medalhas no remo, tantos recordes regionais, tantos nacionais, etc.). Se os objectivos falharem, deve repensar-se o apoio. Em todos os casos, mesmo no "desporto para todos" deve ser feita uma avaliação periódica e ajustados os apoios e corrigidas as falhas.

4. Respondido nas anteriores.
5. Sim, claramente. O desporto é fonte de riqueza, além de bem-estar. provas que tragam muitos visitantes devem ser enquadradas numa estratégia de promoção de Aveiro no país e no mundo. deve fazer-se um levantamento de provas a organizar ou co-organizar, ou simplesmente apoiar, fazendo uma selecção, em vez de ir a todas. Deve apostar-se naquelas em que temos condições para nos especializarmos e termos uma marca distintiva, como sejam os desportos náuticos, o atletismo (pista na UA), mas também a promoção das caminhadas com guia para observação do magnífico ecossistema da ria, o cicloturismo, o desporto dito de aventura. A definição de percursos, como por exemplo, a rota dos azulejos, a rota dos museus ou património edificado, a rota das aves, a rota do salgado, a rota dos sapais, ou outros, mesmo mistos, sem esquecer o gastronómico, ajudaria a promover a região para turistas mais activos.

Sem comentários: