terça-feira, 6 de outubro de 2009

Requeixo


O MEP Aveiro visitou, no passado sábado, a Freguesia de Requeixo em campanha para as eleições autárquicas, procurando ouvir a população, assim como divulgar a sua mensagem, explicando por que razão se candidata apenas à Assembleia Municipal.
Esta freguesia algo periférica e, à semelhança de outras, bastante esquecida do poder autárquico, já foi a maior do Concelho de Aveiro, em tempos bem antigos. Depois deu-se a separação dos lugares de Fermentelos (1738, que actualmente pertence ao Concelho de Águeda) e Nossa Senhora de Fátima (1960), o que fez "encolher" bastante.

O Carlos Teixeira, que conhece bem aquela zona, levou-nos a ver a magnífica Ponte de Requeixo, que podemos ver na fotografia acima, e a forma como as águas do Rio Cértima e da Pateira de Requeixo se encontram assoreadas pelos jacintos de água (Eichornia crassipes), uma planta infestante, originária da Amazónia. Esta infestante, por conseguir vantagens competitivas com as plantas autóctones, acaba por dominar. Os problemas resultantes da sua presença são variados, nomeadamente por dificultarem a realização da fotossíntese de outras plantas e fitoplâncton (efeito de sombra), por provocarem a alteração físico-química das águas, por reduzirem a presença de oxigénio na água (colocando em risco a diversidade de peixes existente) e por diminuírem a navegabilidade, impedindo, por exemplo, a prática de desportos aquáticos, que podiam ser uma marca distintiva do concelho.
Os elementos do MEP Aveiro que ali se deslocaram em conversa com transeuntes que falavam do cimo da ponte.

Há uns anos deu-se uma enorme polémica, nomeadamente por se ter notado que os jacintos estavam a infestar toda a Pateira de Fermentelos e até já apareciam no Rio Vouga, desde Óis da Ribeira até Cacia. As limpezas têm ficado muito aquém do necessário. Basta ver a notícia de Março deste ano que dava como limpa a Pateira de Requeixo e ver as fotografias tiradas no local no passado sábado.

Como dizia a Celina Rodrigues, «o cenário até é bonito, as plantas são bonitas, é pena é que sejam tão prejudiciais para o habitat local».
A Ponte de Requeixo, de uma beleza notável, está bem cuidada, apresentando-se pintada de fresco. Uma pessoa que entretanto apareceu logo sublinhou, a propósito, que era bom que houvesse eleições todos os anos. O diagnóstico feito não foi muito diferente do que temos vindo a ouvir noutras freguesias, especialmente nas mais periféricas ou ditas "rurais". O espaço público está mal cuidado ou mesmo desleixado, não há informação disponível sobre os locais (o que devia acontecer pelo menos em duas línguas, português e inglês). O desenvolvimento do concelho de Aveiro também se vê nestas coisas. Para promover Aveiro como destino turístico é preciso olhar para o concelho todo e não apenas para o centro da cidade. O concelho é rico em paisagens de enorme beleza natural, pelo que seria um enorme erro não pensar a sua promoção com base numa visão global, que qualifique estes espaços.

Junto à Pateira de Requeixo, num local excepcional para o lazer, há uma pequena infraestrutura que serve de apoio, com um palco e zona de abrigo, com churrasqueira e quartos-de-banho, tudo em muito más condições. O espaço e as gentes de Requeixo mereciam bem melhor. O concelho todo teria muito a ganhar com uma requalificação daquele lugar, que bem podia tornar-se em mais um motivo de atracção turística.




À partida ainda deu para observar algumas belíssimas casas que tiveram o seu apogeu noutros tempos. Agora, sendo, de certa forma, espelho da deterioração e do esquecimento a que se chegou, são também, pela nostalgia que afirmam, motivos inspiradores para a construção de um futuro melhor.

Sem comentários: