sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ranking MEP das Escolas




Dando continuidade às análises longitudinais feitas e anteriormente (2007 e 2008) o MEP volta a apresentar o Ranking MEP das Escolas, agora com os resultados referentes ao ano de 2009 .

Partindo dos resultados dos exames do 12º ano e das médias de cada Escola, que dão origem a ranking que diversos meios de comunicação vão publicitando todos os anos, o MEP procurou outro ângulo de análise. Para além do valor absoluto das médias e a sua ordenação decrescente (ranking tradicional), quais foram as que ao longo dos últimos anos mais melhoraram? Quem conseguiu subir a sua própria média? Quem se venceu a si próprio?

[Ver aqui]

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
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Unknown disse...

Sem querer de forma alguma retirar o MÉRITO, da vossa iniciativa, confesso que pessoalmente não sou adepto deste tipo de rankings, pese embora saiba tambem que não é fácil encontrar um grupo de parametros suficientemente completo e abrangente que possa determinar o nivel de qualidade do ensino em cada escola, seria importante saber se os alunos das diversas escolas aqui representadas neste ranking (que supostamente expõe o MÈRITO de cada uma ), usufruem de condições de ensino semelhantes. Nomeadamente a qualidade das instalações escolares, o grau de absentismo dos professores, a qualidade dos proprios professores, etc..
Ao olhar para estes rankings fica-me sempre a questão de saber até que ponto algumas destas escolas não se dedicam exclusivamente a "trabalhar para o RANKING" ? E nesse caso não será o MÈRITO, que este ranking espelha mas o grau de sucesso que cada escola obteve com esse objectivo.

MJ disse...

Concordo em absoluto com a opinião do CMS, e gostaria de especificar uma premissa que considero implicita no seu comentário e que infelizmente não consta de qualquer ranking, tornando-os desta forma na minha opinião um enorme bluff.

- O nivel social e economico do espaço fisico onde a escola se insere.

o facto de existirem muitas escolas onde maioritáriamente os alunos são oriundos de ambientes socio-economicos mais baixos, ou mesmo degradados, de familias mais ou menos desestruturadas e de menor ou mesmo inexistente acesso cultural, á informação ou ás novas tecnologias, torna logo á partida os OBJECTIVOS A ALCANÇAR destas escolas perfeitamente dispares relativamente a outras.

O que para umas são autenticos milagres conseguidos,noutras é-lhes fornecido de bandeja fazendo já parte do material humano a "educar".

Em resumo, os resultados conseguidos por cada escola são SUBJECTIVOS e intrinsecos a todas as suas proprias CONDICIONANTES, e não se traduzem a maior parte das vezes nos valores numericos relativos a notas obtidas apresentados ou revelados ostensivamente em quaisquer Rankings nacionais de "melhores" escolas.

Cumprimentos,

MJ

Ângelo Ferreira disse...

O Ranking MEP de escolas analisa a evolução de cada escola, pelo que este argumento fica frágil, isto é, seja qual for o ambiente e as condicionantes, trata-se de ver as escolas que mais melhoraram. Claro que todos os rankings são falíveis, mas são apenas isso, rankings, que dizem algumas coisas, nomeadamente sobre as dificuldades sentidas em cada escola. o problema não é o ranking mas o que fazemos com ele.
Sem tempo, conto voltar a este assunto, por respeito e consideração aos comentários aqui feitos.
Um abraço