sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Apanha do Moliço

Divulgação

Uma mestranda em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro lançou uma plataforma participativa online designada "Apanha do moliço" com o intuito de contribuir para a salvaguarda cultural imaterial dos locais, das memórias e histórias a ele associadas.

Segundo a autora, «o trabalho dedica-se especificamente à "apanha do moliço", uma actividade característica da Ria de Aveiro que já não se pratica, mas cujos métodos, os meios, e tudo o que lhe está associado, podem ainda ser recriados e se encontram ainda na memória de alguns antigos Moliceiros».

E, refere Lina Letra, que, «paralelamente à "adopção" da plataforma, foi desenvolvido algum trabalho de campo, nomeadamente: captura audiovisual, captura fotográfica e análise de bibliografia dedicada à apanha do moliço e ao barco moliceiro».

Para obter uma maior abrangência, pretende-se que aquela rede social, dedicada à faina da apanha do moliço, se desenvolva e evolua com o apoio de todos os que têm algo a partilhar relativo a esta realidade e que por ela se interessam ou sentem algum grau de envolvimento.

Sendo este trabalho de tão grande valor e tão importante para Aveiro, decidimos publicitá-lo aqui, reforçando o apelo da autora, a quem muito agradecemos.

Aceda e colabore! O seu contributo é muito determinante!

http://apanhadomolico.ning.com

Sem comentários: