segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Eixo


O MEP Aveiro visitou no sábado passado a Freguesia de Eixo (Concelho de Aveiro), com o objectivo de divulgar a sua candidatura à Assembleia Municipal e de ouvir a população. Nesta visita, o grupo teve a oportunidade de assistir, por breves momentos, a um convívio muito interessante e animado: a "Festa dos amigos do Sousa".
O convívio dos amigos do Sousa reuniu no Parque da Balsa, em Eixo, cerca de 200 pessoas, animadas por uma banda local de grande qualidade, onde o Sousa é baixista. Deve ser boa pessoa, a avaliar pela quantidade de amigos de todo o país que conseguiu juntar.

O Parque da Balsa é um local muito aprazível, excelente para convívios deste tipo, mas também familiares. As infraestruturas são mínimas e o parque poderia estar melhor qualificado, tornando-se atractivo para pessoas das redondezas e turistas. Trata-se de um local muito agradável, onde a natureza pode proporcionar, com as devidas condições, momentos de descanso e de paz. Também poderia ser um local excepcional para concertos musicais, como a festa em causa prova, ou outros eventos culturais. Era preciso, entre outras coisas, um palco mais adequado, quartos-de-banho de qualidade e asseados (o que não vimos).
Eixo tem um grande dinamismo associativo, sobretudo de índole cultural e desportiva, o que só por si merecia um maior apoio e melhores infraestruturas.
Atente-se nas excelentes condições naturais e, ao mesmo tempo, na falta de cuidado e limpeza. Junto à linha do vouguinha, na passagem de nível, lixo espalhado pelo chão. Algo que não nos podemos permitir no século XXI, se queremos ter melhores condições de vida, se queremos ter turismo e retirar da beleza da nossa terra maior riqueza.
E se a nossa terra deu a Portugal gente de valor, não basta colocar os seus nomes nas ruas. Isso é positivo, mas é pouco. Devia estar naquele mesmo local uma descrição bilingue do valor e dos feitos da pessoa em causa, para turistas, e para naturais. Só conhecendo o nosso passado poderemos construir o nosso futuro. Os jovens do concelho precisam também de ter essa informação sobre locais históricos e pessoas de relevo, da sua terra, para que se conheçam melhor e tenham orgulho no que são.
Elementos do MEP em conversa com a população. Uma conversa sobre os problemas da terra, mas sobretudo sobre amigos, fraternidade. Histórias de outros tempos, quando se imigrava muito para a Venezuela e para os Estados Unidos da América. O Carlos Teixeira, que é treinador de basebol na Universidade de Aveiro, encontrou logo dois apreciadores da modalidade.
Depois de uma troca de impressões sobre política e sobre o objectivo de eleger alguém para a Assembleia Municipal que esteja próximo das pessoas, das populações, livre para defender os seus anseios e fazer propostas construtivas, acima dos interesses partidários, pudemos ver um balde cheio de magníficos peixes, fruto de uma pescaria, à linha, na Costa Nova, junto ao Clube de Vela. Não ficámos para o almoço, pois eram horas de partir para Requeixo, onde nos esperava mais um encontro com a população local.
Nestas visitas, o azulejo é uma constante, ou não fosse esta uma terra de grande tradição na azulejaria. O azulejo, sobretudo a sua utilização em fachadas, poderia constituir mais um motivo de atracção para turistas. Podia mesmo existir um percurso turístico organizado, devidamente estruturado, com um guia de apoio aos visitantes.

Sem comentários: